Viabilidade de Uso de Sistemas Sem Fio Industriais

Computadores Incorporados Sem Fio

Viabilidade de Uso de Sistemas Sem Fio Industriais

Sistemas Sem Fio Industriais

Computadores Incorporados Sem Fio V2201 da Moxa

Sempre houve grande desconfiança no uso de tecnologias sem fio em ambientes industriais. Desafios como a perda de pacotes de dados e a elevada quantidade de ruídos eletromagnéticos no ambiente industrial sempre estivam presentes. Mas o desempenho dos sistemas tem tornado o uso de Computadores Incorporados Sem Fio e de Sistemas Sem Fio Industriais cada vez mais viáveis.

Em grandes sistemas de automação, especialmente quando os equipamentos estão espalhados em uma grande área geográfica, o cabeamento é um desafio. Não somente pelo enfraquecimento do sinal elétrico em cabos metálicos, mas o custo de cabeamento é algo a levar em consideração. Mesmo em locais próximos, quando temos uma grande concentração de pontos de coleta de dados, o custo de cabeamento pesa na decisão do sistema. Esse custo deve incluir tubulações, bandejas e terminações. Por isso, os sistemas sem fio industriais tem ganhado cada vez mais espaço. Com o crescimento da automação baseada em PC, vem também um aumento na oferta de computadores incorporados sem fio com uma grande variedade de opções.

Vejamos algumas facilidades entre as opções existentes no mercado.

Garantia de Recebimento de Dados

Sistemas sem fio industriais

Supervisórios X Sistemas Sem Fio Industriais

Certamente a maior preocupação no uso de sistemas sem fio industriais é certamente a garantia do recebimento dos dados. As redes sem fio comerciais são conhecidas negativamente justamente pela perda de pacotes. Com a grande ênfase em IoT (internet das coisas), cada informação coletada possui enorme importância, e deve ser armazenada de forma segura. Os equipamentos sem fio industriais de qualidade, da Moxa, por exemplo, possuem garantia de recebimento desses dados. Esses equipamentos possuem armazenamento temporário de dados, que somente são descartados após seu armazenamento no banco de dados. Em caso de perda de conexão de rede, essas informações serão armazenadas e enviadas para o banco de dados somente após o restabelecimento da conexão. Os computadores incorporados sem fio gerenciam todo o processo para garantir a gravação dos dados de modo permanente.

Projeto Robusto

Computadores Incorporados sem fio

Prontos para Uso Industrial

Os sistemas sem fio industriais são preparados para resistir a esse tipo de ambiente. Podem resistir a temperaturas de  -40 to 75°C. A imunidade a interferências eletromagnéticas, umidade, poeira, vibração e adequação a normas específicas dão confiabilidade aos equipamentos. Mesmo quando usados em áreas remotas com ambiente agressivo, esses equipamentos sem fio industriais garantem uma comunicação estável.

Isso é verdade mesmo no que tange à conexão sem fio. Em sistemas comerciais, alguns segundos ou mesmo um minuto sem conexão não causam grandes transtornos. Em sistemas sem fio industriais, porém, isso pode causar até mesmo risco de vida dos operadores. Os sistemas sem fio industriais atuais possibilitam um retorno após queda na ordem de menos de um segundo. Isso garante uma operação segura e confiável dos sistemas de automação que utilizam esta tecnologia.

Facilidade de Programação

sistemas sem fio industriais

Fácil de Programar por Eventos

Os diagramas Ladder são sem duvida os mais tradicionais no universo da automação. Mas essa linguagem foi criada visando a migração de sistemas existentes há décadas atrás, processo já concluído há anos. Linguagens mais modernas têm sido utilizadas nos controladores atuais, e em especial na automação baseada em PC. Em computadores incorporados sem fio da Moxa, as linguagens Cellular I/O e Click&Go Plus proporcionam a programação sem código, baseada em eventos. Isso diminui sensivelmente o tempo de engenharia e comissionamento do sistema. Não somente o custo de desenvolvimento está envolvido; o tempo para lançamento de um produto é sensivelmente encurtado. Isso porque o desenvolvimento de código representa uma grande parte deste tempo. Assim, ganha-se grande dinamismo na área de vendas (no caso de fabricantes de máquinas), e dinamismo na implantação de melhorias, no caso de manutenção industrial.

Versatilidade de Sistemas Sem Fio Industriais

computadores incorporados sem fio

Conexão Transparente

Como a comunicação não depende de um sistema de cabeamento de comunicação fixo, a implementação é extremamente rápida. Além disso, mudanças de layout industrial inviáveis com sistemas cabeados tornam-se extremamente simples em sistemas sem fio industriais. Para aplicação em equipamentos móveis, computadores incorporados sem fio viabilizam o projeto. Com eles, não são necessários equipamentos de acesso à rede sem fio adicionais no lado do controlador.

Há também a questão da redundância. Os sistemas sem fio industriais podem ser dotados de conexão via celular. Assim, esta pode ser a via alternativa para a comunicação. Isso também se torna possível que computadores incorporados sem fio comuniquem-se com sistemas em virtualmente qualquer lugar do mundo.

As soluções de sistemas sem fio industriais da LRI trazem todas essas vantagens para o seu projeto.

Produtos: https://www.lri.com.br/categoria-produto/networking-redes-industriais/wireless-industrial-lan-e-wlan/

Computadores Incorporados Sem Fio: https://www.lri.com.br/categoria-produto/computacao-embarcada/computacao-embarcada-pc-box-embarcado-sem-ventilacao/