Computadores de Bordo Segundo a Resolução 4.499 ANTT

Computadores de Bordo

Computadores de Bordo Segundo a Resolução 4.499 ANTT

Resolução 4.499 ANTTA Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou em 1.º/12/2014 a Resolução nº 4.499/2014, sobre o Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip). Com isso, tornou obrigatório o gerenciamento da frota de ônibus de transporte rodoviário de passageiros. Em que consiste a resolução 4.499 ANTT, e que equipamentos atendem aos requisitos? Vejamos a seguir.

Sistema Não Embarcado

Segundo a resolução 4.499 ANTT, todas as informações referentes a viagem devem ser coletados, armazenados e enviados à ANTT através da plataforma Monitriip. Sendo que diferencia as informações entre Sistema Embarcado e Sistema Não Embarcado. Os dados do Sistema Não Embarcado incluem todas as passagens emitidas, recarga de cartões de viagem RFID e um registro de ocorrências dos passageiros. Estes dados devem ser enviados à ANTT em um prazo máximo de 24h.

Sistema Embarcado: Computadores de Bordo

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Sistemas Integrados a Computadores de Bordo

No caso do Sistema Embarcado, todos os dados da viagem devem ser coletados e enviados à ANTT em tempo real. Todos os embarques devem ser registrados por meios eletrônicos (leitor de códigos de barras, por exemplo). A velocidade, tempo e localização de cada veículo devem ser registradas e enviadas. A cada ignição do veículo o motorista deverá ser identificado por meios eletrônicos, como por um cartão ou um chaveiro RFID. Caso a jornada de trabalho do motorista tenha sido excedida, o sistema deverá informar isso por aviso sonoro. Paradas não programadas deverão ter seu motivo especificado e registrado.

Isso torna obrigatório que cada veículo de transporte rodoviário de passageiros possua um computador de bordo. Este funcionará como uma caixa preta do veículo. Deve possuir suporte às tecnologias de identificação mencionadas e a possibilidade de interface com o motorista, para a entrada de dados através de opções. O mesmo deve ter interface celular robusta para o envio dos dados, que deve ser feito em tempo real. Deve possuir memória não volátil para armazenamento das informações por até 5 dias.

Vantagens do Sistema

A resolução 4.499 ANTT representa um grande avanço no gerenciamento de viagens de transporte de passageiros. Com a operação dos computadores de bordo, serviços adicionais pode ser incluídos. Por exemplo, monitoramento por câmeras, disponibilização de acesso à internet e mesmo mensagens publicitárias. Mas uma grande vantagem é a possibilidade de instalação de painéis de acompanhamento de viagens nos terminais de passageiros e pontos de paradas. Com esses, o andamento das viagens e a previsão de chegada podem ser acompanhados pelos passageiros. Até mesmo por um aplicativo de celular.

Computadores de Bordo Nexcom e a Resolução 4.499 ANTT

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Computador de Bordo Linha VTC

Os computadores de bordo da linha VTC da Nexcom possuem todas as funcionalidades necessárias para atuar como o sistema embarcado conforme a norma. Com processadores que vão até o Intel® Core™ i7 e suporte a 3 cartões SIM, são opções robustas e confiáveis. Possui dois HDs que podem ser facilmente removidos para consulta dos dados. Sua placa gráfica de alta qualidade e o suporte à comunicação de voz bidirecional amplia as aplicações possíveis do computador de bordo. Possibilita expansões do sistema através de 4 slots mini-PCIexpress. Vem com interface CAN, RS-232/422/485 e USB.

Já a linha MVS ainda conta com várias funcionalidades adicionais, como os oito canais para câmeras de segurança IP e software para gerenciamento do sistema. As câmeras IP podem ser alimentadas diretamente pelo MVS, já que as portas de rede são PoE. O processador é o Intel® Core™ i7, com slots de memória RAM expansíveis até 16GB. Pode vir habilitado com as mais modernas tecnologias de vigilância, como leitura de placas automotivas e reconhecimento facial. Tem também a opção de detecção de objetos suspeitos esquecidos, em caso de terrorismo. Com a instalação de sensores adicionais, pode monitorar a pressão dos pneus ou o estado dos freios, entre outros itens de manutenção.

Há também uma variedade de opções de painéis de operação para interface com o motorista. Estes possuem a robustez necessária para uma operação precisa com elevada durabilidade. Alguns painéis são até mesmo dotados de entradas analógicas de vídeo, para fins de monitoramento em tempo real. Está também disponível um painel de acompanhamento de viagens.

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