Seleção de Protetores Contra Surtos para Painéis Solares

Protetores Contra Surtos

Seleção de Protetores Contra Surtos para Painéis Solares

Protetores Contra Surtos

Protetores contra Surtos em Painéis Solares

As instalações de painéis solares tem se difundido amplamente. Com a grande elevação dos custos de energia, cada vez mais os consumidores tem aderido ao uso de fontes de energia alternativas. Particularmente os sistemas fotovoltaicos tem ganhado muito terreno. Porém, deve-se ter cuidado em especial referente à proteção contra descargas atmosféricas. Isso porque os painéis ficam em áreas expostas e até mesmo elevadas. E um bom Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas precisa incluir bons Protetores Contra Surtos em diversos pontos da instalação. Em que locais deve ser dada atenção especial?

Protetores Contra Surtos CC na Caixa Combinadora

A caixa combinadora é sem dúvida o local ideal para a primeira frente de batalha contra surtos elétricos. A ideia é que se tenham protetor

s contra surtos robustos que conduzam a energia de uma possível descarga de imediato. Assim evita-se que a mesma chegue a ser conduzida para o restante da instalação. Evita também que o surto se propague por outras placas através da conexão presente na caixa combinadora, o que poderia ocasionar perda adicional de equipamentos.

Protetores Contra Surtos CC na Entrada do Inversor

Sem dúvidas o inversor de frequência é a parte mais cara e frágil de qualquer sistema fotovoltaico. Este emprega eletrônica de potência sensível

Protetores contra Surtos Tipo 1

Protetores contra Surtos Tipo 1: DS60VGPV contra descargas diretas

a grandes surtos. Em especial ao se tratar de uma instalação em solo, da caixa combinadora primária até o inversor (em geral em um prédio) há um cabo longo. Este está sujeito a surtos provenientes de:

  • Descargas diretas
  • Descargas induzidas a partir dos painéis
  • Induzidos por descargas no solo próximo ao cabo.

Assim, um protetor robusto tipo 1 deve ser instalado neste ponto também, para que a energia do surto possa ser apropriadamente conduzida ao solo. Deste modo podemos ter uma proteção efetiva nos circuitos sensíveis do inversor.

Protetores contra Surtos

Protetores Contra Surtos Tipo 2: DS70-RS para proteção da rede

Protetores Contra Surtos CA na Saída do Inversor

A saída do inversor é um local fundamental para ser ter bons protetores contra surtos. Isso em especial quando o sistema está conectado à rede elétrica. Neste caso, o sistema fotovoltaico deve ser protegido de surtos vindos da rede elétrica, e a rede elétrica deve ser protegida de surtos nos painéis. Um protetor robusto, mas de proteção mais fina, deve ser usado neste local (protetor tipo 2).

Entrada de Energia da Concessionária

Em sistema conectados em paralelo à rede, é muito importante que a entrada elétrica possua um protetor contra surtos tipo 1 para a condução da energia de surtos na rede elétrica. Isso ajuda a proteger não somente aos equipamentos presentes na instalação, como também o sistema fotovoltaico contra estes surtos. A esmagadora maioria dos surtos elétricos prejudiciais vem exatamente deste ponto, pois a rede elétrica aérea é um alvo fácil para muitas fontes de surtos. Assim, para uma proteção eficiente dos equipamentos a entrada de energia deve ser protegida também. Há modelos com várias opções de sinalização, como contato para sinalização remota, LED’s para sinalização visual e alarme sonoro. Isso porque a maioria desses protetores contra surtos possuem um elemento de proteção que deve ser substituído após a atuação.

Protetores contra Surtos para Linhas de Dados

Para o devido monitoramento remoto de um sistema fotovoltaico, há linhas de dados e sensores que ficam sujeitos aos mesmos surtos que as linhas de potência. Assim, devem também ser devidamente protegidos para evitar que as portas de comunicação se tornem portas de entrada de surtos. Estes devem ser selecionados levando-se em conta a tensão elétrica e a frequência do sinal envolvido. Senão, o protetor pode até mesmo exercer influência no sinal. Por se comprar o protetor específico para cada sinal, garantimos também a correta conectorização com o mínimo de atenuação na linha de dados.

Aterramento Adequado

Em todos os locais detalhados acima é necessária a instalação de um sistema de aterramento de acordo com a NBR 5410. Isso porque o objetivo dos protetores contra surtos é de conduzir a energia induzida nos cabos para o solo. Caso o sistema de aterramento possua problemas como alta impedância ou mau contato, os protetores ficam absolutamente sem função no sistema. Assim, deve ser dada atenção a todo o sistema de SPDA. O mesmo deve ser complementado pelo sistema de proteção contra surtos.

A LRI distribui os equipamentos da Citel, que atendem aos requisitos acima. Um excelente suporte técnico pode ajudá-lo a dimensionar corretamente o sistema.

Protetores Linha CC